segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Montando um jogo: O caso do complexo de Golgi


Introdução:
Este jogo foi elaborado na intenção de descontrair os alunos para que coloquem os conhecimentos em prática de uma forma lúdica, mostrando aos mesmos que o conhecimento pode ser adquirido de uma maneira divertida e que o professor não é uma pessoa distante, cujo objetivo é somente passar conhecimentos,mas um amigo disposto a dialogar e seguir com eles a cada desafio,através de evidências experimentais, e os alunos possam organizá-las, e permitir que os mesmos percebam o caráter gradual da construção do conhecimento.

Material e Métodos:

Lista dos principais materiais:

-Dados
- Papel cartão para fazer as pistas
- Utilizar botões de cores diferentes ou pinos
-Cartolina
-Giz de cera
-Canetinha
-Lápis
-Régua

Confecção dos materiais a serem utilizados no jogo:

- O tabuleiro pode representar uma célula que possuidiversos caminhos possíveis, marcados por quatro casas( cada ponto) qu ligarem organelas.
- As pistas confeccionadas em papel cartão, também podem serem colocadas dentro de um envelope ou deixadas com olado escrito virados.

Regras/Aplicação do jogo:

- No tabuleiro haverá um ponto de partida.
-Todos os jogadores lêem juntos e em voz alta o caso( pergunta a ser resolvida).
- Em seguida jogam-se os dados, e os pinos de cada grupo( ou jogador) se deslocam de acordo com os pontos obtidos( cada ponto equivale a andar uma casa).
-Ao longo dos deslocamentos os pinos podem chegar ao interior de organelas, que em cada uma há uma pista disponível.
-O jogador pode ler a pista para si ou para seu grupo somente, e volta a se mover na sua próxima vez.
-Como os jogadores se movem por diferentes percursos, cada um vai coletando pistas diferentes.
-Depois de ler algumas pistas, chega o momento em que um jogador( ou grupo) acredita que encontrou a solução para o caso.
- Nesse momento ele deve deslocar de volta ao ponto de partida e, ao chegar , anunciar sua intenção de resolver o caso.Esse jogador lê ( ou explica), então, sua pro´posta de solução em voz alta.
-Logo após somente o jogador ( ou seu grupo) lê silenciosamente a solução oficial ( real em voz alta, a solução para todos.
-Se ele estiver errado quanto à soluça, sai do jogo( perde), enquanto os outros prosseguem até que alguém acerta a solução ou que todos apresentem soluções inadequadas.

O caso:
A pergunta:
As pistas:

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